Ex-baixista do Legião Urbana vira mendigo no Rio

Ex-integrante do grupo Legião Urbana, Renato Rocha teve fama, reconhecimento e dinheiro. Perdeu tudo e virou morador de rua. O baixista fez parte da formação original do Legião Urbana, com Marcelo Bonfá, Renato Russo e Dado Villa-Lobos.
Expulso do grupo, Renato participou dos três primeiros discos do grupo e ajudou a compor sucessos como Eduardo e Mônica e Geração Coca-Cola. O músico foi encontrado perambulando pelas ruas do Rio de Janeiro.
Após a matéria no Domingo Espetacular (Record), Marcelo Bonfá defendeu-se das críticas no Twitter de que ele e Dado Villa Lobos teriam abandonado Renato Rocha. "Nós sempre tentamos ajudá-lo, mesmo quando ele ainda era um músico ausente dentro na banda", escreveu o ex-baterista na rede social. Rocha é ex-baixista do grupo e foi encontrado pelo programa "Domingo Espetacular" morando na rua, no centro do Rio de Janeiro.
"Algumas pessoas aqui estão bastante equivocadas sobre a ideia de qualquer culpa que possamos ter, eu e Dado, na vida que ele escolheu para si. Posso dizer que eu faço a minha parte quanto a ajudar pessoas dentro do meu raio de ação e que ainda assim vão além da minha própria família", justifica o músico. "Depois disso ele se distanciou e se envolveu em problemas que iam além das nossas possibilidades de ajudá-lo. Muito depois, o Dado, que tem um estúdio, tentou oferecer uma participação em uma gravação. Mas ele não conseguiu realizá-la", explica.
Renato Rocha participou da primeira formação da banda, assim que assinaram o contrato com a EMI em 1984 e colaborou com seus três primeiros álbuns: "Legião Urbana" (1985), "Dois" (1986) e "Que País É Esse?" (1987). Com matérias de arquivo, o "Domingo Espetacular" explicou a relação do baixista com os outros integrantes. "Eu tocava baixo e de repente percebi que seria mais legal a gente ter um baixista. Então, a gente chamou o grande Renato Rocha, fabuloso baixista, então comecei a cantar só", conta Renato Russo.
Entenda a trajetória de Renato Rocha na Legião Urbana
"Ele saiu primeiro porque ele é muito louco, né? Ele perdia um voo aqui, perdia um ensaio ali", conta Dado Villa-Lobos em vídeo da época. "Eu acho que o Renato Rocha não estava mais a fim. Não entendo o porquê, foi um vacilo dele", completa Bonfá. "Teve um dia que a gente falou 'chega', você tá atrapalhando", finaliza Villa-Lobos.
Dentre os hits que Rocha também assina, estão "Ainda É Cedo", "Daniel na Cova dos Leões", "Quase Sem Querer" e "Mais do Mesmo". Um dos questionamentos do programa é como estão sendo pagos os direitos autorais do músico, que a repórter diz não receber nada desde 2002. "Como pode um disco vender doze milhões de cópias, e eu ficar na rua?", questiona Renato. De acordo com apuração do programa, um relatório disponibilizado pelo ECAD mostra que foram arrecadados R$109,953,53 nos últimos dez anos em relação as músicas produzidas no período em que Renato ainda estava presente, o que dá cerca de R$916 por mês. Dado e Bonfá preferiram não comentar o caso no programa da Record.
De acordo com a reportagem, o pai de Renato, um advogado, pretende ajudar o filho, que segundo ele "sempre recebeu muito carinho, apesar de seu problema com drogas". Rocha foi casado e é pai de um menino de 11 anos e de uma menina de 14 anos, a família o deixou e voltou para Brasília.
Repercussão
Um dia após a denúncia, o ex-baixista foi cercado por uma multidão de fãs na região central do Rio de Janeiro, acompanhado de uma equipe de reportagem do Jornal da Record.Renato foi expulso da Legião Urbana em 1988 e desde então sumiu do cenário artístico. Emocionado, ele ainda comentou as declarações do pai e lamentou a morte da mãe.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Está na Internet | por Templates e Acessórios ©2010